Rilhas HTML Server (www.rilhas.com)

Rilhas HTML Server (www.rilhas.com)

Rilhas Server Rilhas' Bike Tours - Voltas de Bicicleta por Lisboa e Arredores
Rilhas HTML Server (www.rilhas.com)

Rilhas' Bike Tours - Voltas de Bicicleta por Lisboa e Arredores



No meus tempos de juventude andava eu por Sintra de bicicleta, todos os dias, de um lado para o outro. Fiz muitos quilómetros na minha "10 velocidades", sempre por estrada. Depois a vida levou-me para Lisboa e deixei de andar de bicicleta. Retomei o gosto pelos passeios no final de 2007, e ofereci-me uma bicicleta em condições... mas não é de estrada, é BTT.

O Ricardo ensinou-me uns truques (kudos!!) e fiquei viciado. Depois tive um problemazeco... descobrir trilhos interessantes por onde passear, e perceber (de antemão) quais os níveis técnico e físico exigidos.

Mas encontrei poucos sites e poucos trilhos, e os que encontrei tinham pouca informação associada... por isso, muitas vezes, acabei por pensar (no meio da acção) "mas que raio?? ... como é que conseguiram subir isto?? ...ahhh, já percebi, estou a fazer o trilho ao contrário!!". Agora já há mais sites, ou então é mais fácil encontrá-los (vê a lista no final).

Decidi dar o meu contributo ao mundo :-) e todos os trilhos que faço registo e disponibilizo no meu site, para qualquer um poder experimentar, totalmente livre de encargos! Sou um pedalista médio, por isso nenhum dos percursos tem desafios demasiado exigentes (e nos raros momentos em que possam surgir dá para fazer a pé se necessário).

Um dos meus sítios preferidos é Monsanto. Fui fazendo uma colectânea de pequenos trilhos e, por vezes, junto uns quantos num passeio completo (e por vezes com bocados de outros passeios), como, por exemplo, num dos meus preferidos.

Outras vezes simplesmente vou ao GoogleEarth e desenho um percurso (Add Path) por sítios que (pelo menos do céu) tenha piada visitar, como por exemplo estas pedreiras. Claro que é um risco, pois é difícil ver portões e cancelas no GoogleEarth, mas já tenho alguma prática (através das sombras ou de outros indícios como marcas de passagem frequente), e já vão sendo raras as vezes que preciso saltar um portão ou esgueirar-me por arame farpado. Se tiveres planeado uns percursos giros manda-me para eu colocar on-line!! Fico-te muito agradecido e a autoria será preservada.

Também fiz uma aplicação para determinar o perfil de altimetria (e outros dados) para rotas planeadas no GoogleEarth. Podes obtê-la aqui. Os planos que disponibilizo no site têm todos informação de altimetria (para se poder avaliar a exigência física), e das telemetrias pode inferir-se se sobe muito ou não a partir da velocidade em cada ponto. Quando tiver tempo hei-de acrescentar informação mais descritiva.

Podes ver uma lista de todos os percursos aqui e podes fazer o download do que te apetecer. Visita a directoria "Diversos" para ver se alguma coisa lá te interessa.

Não te esqueças que todos os percursos que disponibilizo no site envolvem algum risco de queda (embora baixo), por isso não te esqueças de levar (pelo menos) capacete. Para os percursos mais longos recomendo também o uso de luvas. Como os verdadeiros percursos BTT são pelo meio do mato e como na viagem se pisam muitos calhaus (alguns bicudos!) recomendo que leves também uma câmara de ar suplente (para troca rápida em caso de furo), um kitzeco de reparação de furos (mais demorado para remendar mas fundamental caso tenhas um segundo furo), e uma bomba (para repôr o ar no pneu, claro!). Como há subidas acentuadas recomendo ainda um kit de reparação de correntes pois o pessoal menos experiente acaba por partir a corrente. Também recomendo que pedalem acompanhados, pois em caso de acidente é importante ter alguém que ajude logo ali à mão. Além disso, caso se percam, ajuda ter mais do que uma opiniao para retomar o percurso.

Ver a lista de planos e telemetrias das minhas voltas de BTT.

Bons passeios!

Outros sites interessantes:
http://www.bicicletando.com
http://www.gpsies.com

Rilhas, 2008-10-19
Rilhas Home Page


Rilhas Home Page (webmaster@rilhas.com) running on a Raspberry Pi.
Page "bicla.html", modified 3 years 4 days ago
Page issued on 2017-04-26 16:44:38.832
Powered by Rilhas Server Engine v1.9.8.4

(c) Rogerio Rilhas